Metroid

 Perfil: Samus Aran
 Samus Aran é a protagonista da série Metroid, criada e popularizada em 1986 no NES. A história de Samus começa quando ela se tornou órfã, após seu planeta K-2L ter sido invadido e dizimado pelos conhecidos Space Pirates e seu líder, Ridley. Ela foi então adotada por uma raça alien chamada Chozo, que a levou para o planeta Zebes e a treinou para se tornar uma grande guerreira. Samus teve seu sangue infundido com o DNA Chozo para poder sobreviver no planeta Zebes, isso também lhe rendeu maior resistência aos  ambientes desconhecidos, e também a possibilidade de utilizar a Power Suit, armadura que se alinha biologicamente com o corpo e mente da heroína.
Sua armadura é a responsável por permitir que sua força aumente inúmeras vezes, além de poder acoplar um imenso arsenal de armas e equipamentos. Após alcançar a fase adulta, Samus decidiu se juntar à Federação Galáctica, onde serviu até sair sem nenhuma explicação. Anos mais tarde ela seria reconhecida como caçadora de recompensas.



                           
                          
                          
                              Trajes:
Zero Suit: Este traje permite a Samus adaptar ao traje que posteriormente utiliza. 
Power Suit: Este traje faz com que Samus resista os ataques e se adapte ao movimento no espaço.   
Varia Suit: Um traje especial capaz de suportar temperaturas extremas (entre -100 °C e 1000 °C de temperatura). Em Metroid Fusion também serve para proteger a Samus tanto do frio como do calor, além de impedir ser congelada pela SA-X.
Gravity Suit: Reduzi o dano causado pelos inimigos, alem de poder se movimentar livre em baixo da água, em conjunto da Varia Suit, Samus também pode se movimentar livre na lava.
Fusion Suit: Maior agilidade, capacidade de subir e pendurar em bordas (sem o grip de alimentação), diminuição da resistência ao dano, muito menor tolerância a frio (incapacidade de integrar a função Ice Beam), alterou as capacidades Charge Beam.
Phazon Suit: Protege-lhe do Phazon e absorve o Phazon de Metroid Prime.
Dark Suit: Permite uma maior resistência na atmosfera de Dark Aether.
Light Suit: Protege-lhe de toda a escuridão de Dark Aether, e permite-lhe viajar pela Light Aether.
PED Suit (Phazon Enhancement Device): Permite utilizar o Phazon sintetizado por Samus para o traje para entrar no Hyper Mode, melhorando suas armas e utilizando sua energia vital como fonte de energia.
Hazard Suit: Complemento para o traje PDP que protege da corrosão da chuva ácida e outros materiais nocivos, como o combustível do planeta Bryyo. 

Equipamentos Interno:
Morphball: Habilidade que permite Samus se transformar em uma bolinha, também permite entrar em lugares com espaço pequeno.
Morphball Bomb: Pequeno explosivo de energia que se detona em poucos segundos depois de ativado quando Samus se transforma em bolinha. Capaz também de abrir paredes e outras coisas mais.
Spring Ball: Permite Samus pular alto quando ela esta transformada em bolinha.
Screw Attack: Salto com um campo de energia, protege Samus de danos e também causa danos em muitos inimigos.
Morphall Hyper Mode: Concede a Samus novas habilidades estando em bolinha.

Botas:
High-jump boots: Permite a Samus Pular Alto.
Speed Boost: Permite a Samus correr muito, entre outras coisas.
Space Jump: Permite realizar saltos no ar, para assim alcançar lugares de difícil acesso (diria que seria quase voar).

Tipos de Tiro:
Charge Beam: Concendrador de Tiro.
Long Beam: Tirode longo alcançe.
Spazer Beam ou Wide Beam: Lança três disparos causando mais dano aos inimigos. Em Metroid Zero Mission este raio vem integrado com o Wave Beam.
Ice Beam: Tiro que congela os inimigos, muito bom na luta contra metroids.
Wave Beam: Tiro que atravessa paredes e outras coisas, atacando o que está do outro lado. Aumenta também o poder de ataque.
Plasma Beam: Pode atravessar qualquer inimigo. Em Super Metroid ele pode se combinado com outros tiros, menos com Spazer Beam.
Var Beam: É um disparo arrasador que lança uma espécie de bola de fogo que perseque os inimigos... ...mas, é necessário fazer algum tipo de truque para desbloqueá-lo.
Hyper Beam: É um tiro que se obtém ao final do jogo "Super Metroid" quando metroid é eliminado por Mother Brain. Tem as cores do arco íris, é um pouco mais potênte que o Var Beam, e elimina quase todos os imigos com um disparo.
Phazon Beam: É o raio que se obtém pela corrupção.
Grapple Beam: Uma espécie de lasso magnético que permite a Samus enganchar se a diversos objetos.

Arsenal:
Missile: Usado para abir portas vermelhas, com medio poder de fogo.
Super Missile: É um míssil ainda mais poderoso que o normal, serve para abrir as portas verdes. Abri também portas vermelhas.
Power Bomb: Bomba super potente, abri todos os tipos de bloco, usado também para abrir portas amarelas.
Grappling Beam: Usado para pendurar-se nos espaços metálicos. Em Metroid Prime 3: Corruption, apresenta 4 modos de uso, Modo Enganche (permite mover objectos), Modo Grúa (permite mover objetos pesados com a sua nave), Modo Energy (permite absorver e dar energia às máquinas) e o Hiperrayo Enchanche (permite injetar Phazon nos inimigos).
X Ray Scoope: Permite ver através das paredes.
Ice Missile: É uma melhora para o míssil convencional ou para o super míssil (só em Metroid Fusion e Metroid Prime 3: Corruption), permite congelar inimigos.
Difussion Missile: Melhora para o super míssil (só em Metroid Fusion) que permite que o míssil se carregue como um raio, para ser lançado dando um disparo com onda expansiva que congela tudo o que estiver por perto.